Educação
AGDR apoia criação de APL para fitoterápicos
A definição de uma proposta de trabalho para a reativação do Arranjo Produtivo Local Fitoterápico e a implementação do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Região Oeste de Goiás/Vale do Araguaia foram discutidas durante seminário realizado em Diorama, no dia 9 de abril, na sede do Centro de Tecnologia Agroecológica de Pequenos Agricultores (Agrotec).
O evento, que teve apoio da Agência Goiana de Desenvolvimento Regional (AGDR) e parceria do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz, contou com a participação de prefeituras, sindicatos, associações, instituições de ensino e órgãos governamentais.
O APL Fitoterápico abrange, além de Piranhas, os municípios de Diorama, Aragarças, Montes Claros de Goiás, Arenópolis, Iporá, Palestina de Goiás e Jussara, que já estiveram inseridos num sistema de disponibilização de fitoterápicos da rede SUS por um período de dois anos.
O principal objetivo da iniciativa é a retomada da produção de fitoterápicos pelo Agrotec, com prioridade para o atendimento da demanda do Sistema Público de Saúde (SUS) em municípios da região.

