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Educação

Acadêmicos da UEG escolheram coordenadores de curso

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Durante todo o dia desta terça-feira (30), acadêmicos e professores da UEG, campus Iporá, foram às urnas para escolher os novos coordenadores. Os cinco cursos da UEG foram pleiteados, em sua maioria, por candidatos a reeleição e sem concorrentes.

O posto vale até 2012, e o processo eleitoral transcorreu normalmente, sendo orientado pelos próprios acadêmicos. Os novos coordenadores são: em Ciências Biológicas Raquel; em Geografia, professor Divino José; em História, Leonardo Vinicius; em Letras a atual e reeleita, Rosangela Leonel, e no curso de Matemática, a professora Junia Araujo que foi coordenadora do curso e volta para mais um mandato de 2 anos.

Competências do Coordenador

Quando havia apenas a preocupação em se administrar a demanda por vagas de cursos de graduação, sem grandes cobranças de organismos reguladores e fiscalizadores, o coordenador concentrava suas ações no desenvolvimento acadêmico do curso e em atender aos documentos institucionais.
Atualmente, inserido no cenário de alta competitividade que se evidencia, o coordenador passa a receber novas atribuições inerentes ao papel de gestor administrativo e financeiro. Além de conceitos positivos nas avaliações do Ministério da Educação (MEC), do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), requer-se do coordenador resultados menos previsíveis, como baixos índices de evasão, elevado número de ingressantes (calouros e transferências) e baixa ociosidade no curso.

Ademais, no campo do relacionamento interpessoal, exige-se do coordenador, um elevado desempenho no que diz respeito à integração de seus colegas (professores e demais gestores), bem como a promoção de adequada harmonia entre o colegiado e seu corpo discente.
De forma geral, o coordenador do curso se torna responsável pela identificação das melhores ferramentas de liderança aplicáveis no cotidiano profissional, considerando a manutenção de um corpo docente qualificado e titulado, o pleno desenvolvimento de competências e habilidades dos egressos, sem com isso incentivar a evasão, a garantia de infra-estrutura mínima para a condução das atividades do curso, bem como o cumprimento de metas financeiras ousadas estabelecidas pela IES. Absolutamente, nenhuma tarefa fácil.

Fonte: http://www.gestaouniversitaria.com.br/edicoes/214-226/22886-administracao-academica-o-papel-de-gestor-de-um-coordenador-de-curso-em-uma-ies-privada.html

 

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