Educação
10 temas essenciais de biologia
Doenças em geral, sistemas do corpo humano e fotossíntese, são alguns dos temas mais recorrentes às provas de biologia dos grandes vestibulares do país, apontam os professores especialistas no assunto.
Saber diferenciar o processo de respiração celular aeróbia de Fermentação e fotossíntese, por exemplo, é essencial a qualquer candidato que pretende enfrentar um grande vestibular.
“Não me lembro de uma prova que não abordava alguma parasitose. Sempre cai”, cuja aposta é em doenças. Para facilitar o estudo.
Confira agora os temas mais prováveis de serem exigidos nas provas do vestibular 2010 e comentários de professores especialistas no assunto.
Ecologia
1) Fluxos de energia e ciclo de matéria da cadeia alimentar: “É preciso saber diferenciar o fluxo do ciclo”, diz Garcia. “Explicar cada um, mostrando, por exemplo, que o primeiro vai dos produtores até os decompositores de forma unidirecional, com perda de energia em cada nível trófico; enquanto o segundo flui ciclicamente, já que a matéria é constantemente aproveitada”. Nesse mesmo tema, aparecem assuntos mais relacionados ao meio ambiente. Leal recomenda que o candidato estude também poluição do ar e poluição das águas. “É preciso saber as causas do efeito estufa e que as bactérias consomem o oxigênio das águas, causando a morte dos peixes”, diz.
2) Relações ecológicas: As relações harmônicas e desarmônicas entre os seres vivos merecem destaque. “É importante conhecer e saber citar exemplos de mutualismo e protocooperação, por exemplo,” diz Garcia.
Citologia
3) Núcleo e membrana celular: “O candidato tem que conhecer a célula, seus componentes e respectivas funções”, diz Sasson. Listam-se aí a divisão celular (mitose e meiose) e os processos de controle das células. “As reações químicas que envolvem síntese de proteínas e ácidos nucleicos também são importantes”, dizem os especialistas.
Botânica
4) Fermentação, respiração aeróbia e fotossíntese: “É importante conseguir reconhecer e diferenciar cada um [fermentação, respiração aeróbia e fotossíntese]”, diz Garcia. Outros conhecimentos essenciais, na opinião do professor Leal, é saber a equação da fotossíntese e que o oxigênio produzido no processo vem da água.
5) Ciclos reprodutivos vegetais: “O mais importante em botânica não é memorizar os diversos nomes presentes nos grupos vegetais. O candidato deve entender onde acontece a meiose, quando ocorre a formação de gametas, em que momento tem um, dois ou três conjuntos de cromossomos”, diz Garcia. Para Sasson, o candidato deve saber o que cada grupo dos vegetais inaugura em termos evolutivos, além das funções dos cinco hormônios vegetais.
Genética
6) Herança dos grupos sanguíneos: Genética é sempre cobrada nos vestibulares, concordam os professores. Para Garcia, o candidato tem que dominar ao sistema ABO, sistema RH e a herança sexual. “Problemas como daltonismo e hemofilia, que estão ligados ao cromossomo X, também podem aparecer”, diz Sasson.
Fisiologia animal
7) Sistemas dos animais: Os sistemas circulatório, digestório, respiratório, reprodutor e excretor, em especial dos seres humanos, merecem a atenção do vestibulando. Sasson recomenda ainda que os candidatos estudem os grandes grupos animais com o enfoque na evolução dos sistemas, no que cada grupo inaugura em termos evolutivos.
Já Leal, aposta nos artrópodes. “É o grupo animal mais importante. É preciso estudar as suas características e entender como funcionam os seus sistemas”, diz.
Para Garcia, é importante também saber qual a função e onde são encontrados os cinco anexos embrionários (saco vitelino, alantóide, âmnio, cório e placenta).
Zoologia
8) Doenças: Para Garcia, as protozooses , como amebíase, doença de chagas, malária e leishmaniose, assim como as verminoses (esquistossomose, amarelão e ascaridíase) “são as mais comuns”. “Temas comuns na mídia costumam cair nos exames”, diz Garcia. E, por isso, outra doença em evidência é a dengue.
Atualidades
9) Biotecnologia: “O aluno precisa entender os conceitos e aplicações de células-tronco e clonagem “, diz Garcia. Para o professor, a genética molecular é a “sensação do momento e não pode ser deixada de lado”.
Evolução
10) Teorias evolucionistas: as teses formuladas por Lamarck e Darwin devem ser entendidas, assim como a teoria neodarwinista. Para Garcia, “é importante estudar as evidências embriológicas, os órgãos homólogos, análogos, vestigiais”.